Curiosidades a cerca de livros, gibis e das publicações

O Sebo RS Raridades traz curiosidades a cerca das publicações, dos herois nos quadrinhos, do universo dos livros, revistas e gibis.

Como o termo "gibi" surgiu no Brasil?

A revista Gibi lançada em 1939 pelo Globo no Brasil deu origem ao termo gibi que passou como significando de revistas em quadrinhos tornando como referência em edições com histórias em quadrinhos.

O Batman no Brasil

A primeira aparição do Batman no Brasil deu-se no gibi O Lobinho nº 7, editado em Novembro de 1940. Mais tarde surgiu o gibi com seu próprio nome. O primeiro número foi publicado em Março de 1953 pela Editora Brasil América, a EBAL. Além destes, foi também publicado nos seguintes gibis: O Guri, Biriba Mensal, Biriba Semanal, Shazam e o Globo Juvenil.

A Origem dos Livros

O 1º livro impresso surgiu por volta de 1455 com a Biblia por Johannes Genfleisch Gutenberg. Até então todos os livros eram manuscritos. Gutenberg começou a produção da Biblia em 1450, impressa em latim com cerca de 180 exemplares utilizando uma prensa de tipos móveis. Técnica esta utilizada até o século XX para a impressão de jornais, livros, revistas e publicações diversas.O primeiro livro no Brasil foi Marilia de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, impresso em 1808, com a chegada da Imprensa Régia por D. João VI.

Revistas

A primeira revista surgiu na Alemanha em 1663 com o título Erbauliche Monaths-Unterredungen (Edificantes Discussões Mensais). No Brasil, a primeira revista surgiu em 1812, com o título de As Variedades ou Ensaios de Literatura. Este titulo teve apenas 2 edições publicadas. A segunda revista publicada no Brasil foi O Patriota (1813-14).

O que é Sebo?

Originou-se no Século XVI, na Europa, onde começou o comércio de papirus e documentos de suma importância a pesquisadores. Época esta que ainda não existia energia elétrica. A leitura era a "luz de vela" propriamente dita, a parafina / a cera da vela derretia o que acabava respingando, marchando, ensebando o livro. No Brasil os primeiros sebos foram registrados no Século XIX.
Sebo é o estabelecimento que comercializa (compra, venda e troca) não somente livros usados (ou seminovos) mas principalmente revistas e publicações diversas antigas, esgotadas, raras, autografadas, primeiras edições.